Harmonizando o Chardonnay

Harmonizando o Chardonnay

O vinho branco mais famoso, o Chardonnay é considerado por críticos o melhor de todos!


03 de Setembro de 2018 Harmonizando o Chardonnay

Os vinhos Chardonnay são geralmente vinhos brancos extremamente versáteis, seus aromas podem variar, indo de frutas cítricas, como limão, maçã verde e tangerina, até a notas mais amadeirados como, nozes, avelã e baunilha, ainda sendo possível encontrar safras com aromas de frutas tropicais como maracujá e abacaxi.

 

Queijo

Essa escolha vai muito bem com queijos, caso o queijo seja mais fresco como ricota e mussarela de búfala é recomendado safras com a pegada mais tropical, caso o queijo seja semiduro como gouda, o Chardonnay mais amadeirado é a escolha ideal.

 

Saladas

Para combinar uma salada com um Chardonnay, você precisa ficar atento aos temperos usados para dar mais sabor ao prato. Evite sempre que possível o uso do vinagre, pois ele estraga a experiência de degustação do vinho. A harmonização ideal para um Chardonnay é uma salada de folhas verdes com algum queijo curado e frutas secas, casando perfeitamente com as safras mais amadeiradas do vinho.

 

Aves

Quando falamos de aves, o Chardonnay é uma boa pedida acompanhando peru ou galinha, os temperos da carne também são essenciais para se ter a melhor experiência possível com o vinho. Lembrando que quanto mais forte forem os temperos, mais encorpado o vinho tem que ser, e no caso do Chardonnay, se combinado com temperos marcantes é o mais indicado é o Chardonnay amadeirado, caso a carne branca seja temperada com poucos temperos e os mais básicos, o ideal seria a combinação com a safra de aromas de frutas tropicais.

 

Peixes e Frutos do Mar

Peixes e frutos do mar são os tipos de pratos que mais combinam com o Chardonnay. Para peixes como bacalhau, graças ao sal presente nele, o mais recomendado para equilibrar o prato e ressaltar todos os sabores é o Chardonnay mais amadeirado. Nos casos de linguado, a melhor opção seria um Chardonnay com aromas mais cítricos e o mesmo vale para uma lagosta e outros frutos do mar. Já para acompanhar uma tilápia, o ideal é que se aprecie uma safra com aromas de frutas tropicais.

 

Massas

Agora, quando falamos de massas, o Chardonnay faz uma excelente companhia aos pratos que acompanham molho branco ou molhos feitos com queijo. Nesses casos, o mais indicado são aqueles que tem sabores mais tropicais.

 

E para terminar muito bem a sua refeição, que tal harmonizar a sua sobremesa com um Chardonnay?

 

Caso a sua sobremesa seja a base de leite, leite condensado ou doce de leite, opte por um Chardonnay mais cítrico, para contrastar com a doçura e equilibrar os sabores e nas sobremesas que envolvam frutas, o mais indicado é servir um Chardonnay com sabores mais tropicais.


  • Compartilhe este artigo: